Problemas com audio e vídeo no Salix 14.

Portuguese forum

Moderator: mimosa

crl447
Posts: 14
Joined: 26. Mar 2013, 15:06

Problemas com audio e vídeo no Salix 14.

Post by crl447 »

Olá! Alguns probleminhas para estrear o fórum em português! \õ/
Seguinte, galera.. Instalei o Salix 14 64bits e estou completamente sem audio! Tentei reinstalar o alsa, mas ainda estou sem audio :(
E também estou com um problema de vídeo... Quando eu inicio a sessão, a imagem está toda distorcida! Normaliza depois de algum tempo de uso, mas no início atrapalha, e bastante! Tentarei tirar um print... Alguém pode me ajudar?

Desde já, grata! :D
User avatar
mimosa
Salix Warrior
Posts: 3311
Joined: 25. May 2010, 17:02
Contact:

Re: Problemas com audio e vídeo no Salix 14.

Post by mimosa »

Olá!
Tudo indica que o problema de vídeo é um problema de hardware (ou seja, o monitor, por algum motivo, precisa esquentar) senão, não iria melhorarcom o tempo. Para confirmar, você poderia testar com outro monitor.

O audio, talvez a mesma coisa. Mas talvez não! Vocẽ sabe qual é a placa de audio? Tente (como root):

Code: Select all

lspci | grep -i audio
No meu caso, eu vejo:

Code: Select all

00:01.1 Audio device: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI Wrestler HDMI Audio [Radeon HD 6250/6310]
00:14.2 Audio device: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI SBx00 Azalia (Intel HDA) (rev 40)
Depois procurar se o móduo preciso foi carregado. Experimentando algumas coisas, sai o seguinte:

Code: Select all

root[mimosa]# lsmod | grep -i radeon # -i = case-insensitive
radeon                758810  2 
ttm                    53508  1 radeon
drm_kms_helper         26133  1 radeon
drm                   187389  4 drm_kms_helper,ttm,radeon
i2c_algo_bit            5319  1 radeon
i2c_core               19978  5 i2c_algo_bit,i2c_piix4,drm,drm_kms_helper,radeon
hwmon                   1329  3 thermal_sys,k10temp,radeon
São só algumas trilhas por começar. DuckDuckGo também talvez saiba alguma coisa sobre sua placa.
crl447
Posts: 14
Joined: 26. Mar 2013, 15:06

Re: Problemas com audio e vídeo no Salix 14.

Post by crl447 »

A saída do primeiro comando foi:

Code: Select all

# lspci | grep -i audio
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family High Definition Audio Controller (rev 05)
E a do segundo:

Code: Select all

 # lsmod | grep -i intel # -i = case-insensitive
intel_agp              10864  1 i915
intel_gtt              13833  3 intel_agp,i915
snd_hda_intel          23267  1 
snd_hda_codec          81925  2 snd_hda_intel,snd_hda_codec_realtek
snd_pcm                72864  3 snd_hda_codec,snd_hda_intel,snd_pcm_oss
snd_page_alloc          7081  2 snd_pcm,snd_hda_intel
snd                    57796  11 snd_timer,snd_pcm,snd_hwdep,snd_hda_codec,snd_hda_intel,snd_hda_codec_realtek,snd_mixer_oss,snd_pcm_oss,snd_seq_device,snd_seq,snd_seq_oss
agpgart                27372  3 intel_gtt,intel_agp,drm
Aparentemente, tudo bem.. mas nada de som.. :(

E quanto ao monitor, o que é muito estranho é que ele começa a dar problema apenas depois de efetuado o login.. Mas testarei igual, só para tirar a dúvida e posto os resultados aqui! :D
User avatar
mimosa
Salix Warrior
Posts: 3311
Joined: 25. May 2010, 17:02
Contact:

Re: Problemas com audio e vídeo no Salix 14.

Post by mimosa »

Ofato de ser sempre depois do login sugere, sim, algum probema na configuração de X - o que também poderia influir no som. Vamos ver, então, qual é a placa ...

Uma pergunta: você ja usou esse computador com outras distribuições do Linux (ou até outras versões de Salix)? E deu algum problema parecido?
crl447
Posts: 14
Joined: 26. Mar 2013, 15:06

Re: Problemas com audio e vídeo no Salix 14.

Post by crl447 »

Olha, eu usei o live cd do salix 13.37 e funcionou tudo perfeitamente... A placa-mãe é uma gigabyte GA-H61M-S1 com processador intel core i3 3220. O vídeo é o onboard mesmo... no inicio achei que fosse algum problema com driver, fui até o site da intel, e de lá fui redirecionada a um outro site que contém os drivers livres, porém eles só existem nas versões deb e rpm... Depois eu notei que eu estava sem som, procurei no google alguma resposta, mas o Salix ainda não é tão popular por aqui... E mesmo pesquisando por Slackware 14, não achei nada que resolvesse... :( Então, desde já agradeço pela ajuda! :D
User avatar
mimosa
Salix Warrior
Posts: 3311
Joined: 25. May 2010, 17:02
Contact:

Re: Problemas com audio e vídeo no Salix 14.

Post by mimosa »

Tente fazer o boot desligando acpi - acho que é com o parâmetro acpi=off (ou talvez seja noacpi).
crl447
Posts: 14
Joined: 26. Mar 2013, 15:06

Re: Problemas com audio e vídeo no Salix 14.

Post by crl447 »

Nada... :(

Olha só como fica a imagem depois que eu faço login....

http://imageshack.us/f/825/p3260047.jpg/
User avatar
mimosa
Salix Warrior
Posts: 3311
Joined: 25. May 2010, 17:02
Contact:

Re: Problemas com audio e vídeo no Salix 14.

Post by mimosa »

Não dá mesmo não, ne ...

Para mim, as três pistas seriam:

1) Será que sua placa-mãe tem NVIDIA por dentro (todo mundo tem problemas, e soluções);

2) Ir atrás da questão do driver;

3) Reconfigurar X manualmente

Pesquisei um pouco sem encontrar informações específicas, mas você pode ter mais sorte. Infelizmente (ou felizmente) eu quase não encontrei problemas desse jeito com Salix, até agora.
User avatar
antmon
Posts: 130
Joined: 26. Nov 2009, 16:49

Re: Problemas com audio e vídeo no Salix 14.

Post by antmon »

Oi pessoal!
Não percebi se experimentaste com outro monitor mas como mimosa disse, é bem provavel que o monitor tenha problemas. Na minha opinião as gráficas onboard dão alguns problemas e é o que me parece. Experimenta outro monitor.
Em relação ao som, eu experimentava com uns headphones; alsactl e verificar se o som não está cortado.
Espero ter ajudado.

@mimosa: obrigado pelo mail.
Image
User avatar
mimosa
Salix Warrior
Posts: 3311
Joined: 25. May 2010, 17:02
Contact:

Re: Problemas com audio e vídeo no Salix 14.

Post by mimosa »

Você poderia também testar para ver se ainda funciona sem problemas com 13.37 Live. Senão, aquele monitor tá bichado, mesmo.
Post Reply