portátil sony vaio - pae

Portuguese forum

Moderator: mimosa

Post Reply
User avatar
antmon
Posts: 130
Joined: 26. Nov 2009, 16:49

portátil sony vaio - pae

Post by antmon »

Posso tentar! Nunca fiz nenhuma mas à sempre uma primeira vez! Provavelmente vou pedir a tua ajuda.

Deram-me um portátil sony vaio e estou a tentar instalar o Salix mas, ele não instala. Diz que o cpu precisa de 'pae'. Ainda não investiguei, estou primeiro a responder-te.
Fica bem!
Image
User avatar
mimosa
Salix Warrior
Posts: 3311
Joined: 25. May 2010, 17:02
Contact:

Re: portátil sony vaio - pae

Post by mimosa »

Criei outro tópico!

Desde 14.0, a única versão de Salix que tem esse kernel é Ratpoison. Portanto, todas as versões até 13.37 têm. Você precisa selecionar o kernel 'non-PAE' ao bootar o disco de instalação. Não lembro exatamente como é isso, mas perguntei no salão Jabber - depois dou notícias.

Sim - no prompt boot: digite o nome do kernel:

Code: Select all

huge.s
User avatar
antmon
Posts: 130
Joined: 26. Nov 2009, 16:49

Re: portátil sony vaio - pae

Post by antmon »

Oi. Já tinha lido que a versão 14.0 já não tinha non-pae, já estava conformado que teria de ficar com a 13.37 mas, vou voltar a tentar a 14.0.
Obrigado! :)
Image
User avatar
mimosa
Salix Warrior
Posts: 3311
Joined: 25. May 2010, 17:02
Contact:

Re: portátil sony vaio - pae

Post by mimosa »

Você pode instalar xfce depois

slapt-get --install-set xfce

mas um notebook tão antigo seria ideal com Ratpoison. Veja o Guide, que tem um capítulo sobre ele.
User avatar
antmon
Posts: 130
Joined: 26. Nov 2009, 16:49

Re: portátil sony vaio - pae

Post by antmon »

Ou ao contrário: instalar o Ratpoison depois, embora já tenha feito isso para experimentar e não ficou como se fosse uma nova instalação. Gostei do Ratpoison e gostava de voltar a instalar, se calhar vou pensar seriamente nisso. Se instalar depois duma instalação xfce, também basta depois fazer

slapt-get --install-set ratpoison

Quando escolhemos instalar o Ratpoison, não devia instalar também o user-settings e o zzz-settings?

Uma coisa que me lembrei: eu tenho o 13.37 instalado; posso fazer o upgrade para o 14.0 escolhendo outro kernel!?
Image
User avatar
mimosa
Salix Warrior
Posts: 3311
Joined: 25. May 2010, 17:02
Contact:

Re: portátil sony vaio - pae

Post by mimosa »

Porque não ficar com 13.37, se funciona no portátil?

No caso de 14.0, justamente, a única versão que vai funcionar é Ratpoison, pois as outras não têm o kernel que precisa - huge.s. Mas se você depois quiser colocar xfce, pode. Só que pode ficar meio lento, dependendo, e no caso, Ratpoison pode ser uma opção interessante.

EDIT

Os settings: não, é melhor fazer os ajustes manualmente. E não tem --install-set para ratpoison. Mas não se trata de colocar Ratpoison num sistema xfce, mas (eventualmente) o contrário.
User avatar
antmon
Posts: 130
Joined: 26. Nov 2009, 16:49

Re: portátil sony vaio - pae

Post by antmon »

Convenceste-me! Ratpoison será! Obrigado
Image
Post Reply