Problemas com xfburn

Portuguese forum

Moderator: mimosa

User avatar
antmon
Posts: 130
Joined: 26. Nov 2009, 16:49

Problemas com xfburn

Post by antmon »

Oi. Mais um problema: o xfburn estava a gravar bem, gravava o cd sem queixas mas, os cd's dão erros. Por exemplo, gravei o ratpoison 14.0 e não faz boot. Já experimentei noutro pc e nada. Outro cd fazia boot mas dava erro quando tentava fazer quaquer coisa. Os ficheiros estão lá mas nada. Desinstalei e voltei a a instalar o xfburn numa tentativa de resolver o problema mas acabei por piorar a situação. Agora não deteta o drive. Alguma ideia?
Image
User avatar
mimosa
Salix Warrior
Posts: 3311
Joined: 25. May 2010, 17:02
Contact:

Re: Problemas com xfburn

Post by mimosa »

Isso pode ser um problema de hardware. Tente com brasero, k3b, ou outros. Mas pode, sim, ser um problema do xfburn, mesmo.

Para instalar ratpoison, se você tem um USB disponível (o que a gente no Brasil chama de "pen drive"), pode arrancar a partir dele (se o BIOS desse portátil permitir). Copia o conteúdo da imagem para o USB, e faz:

Code: Select all

cd /caminho/até/USB-stick/boot
chmod +x ./install-on-USB.sh
./install-on-USB.sh
O USB precisa ser formatado com FAT32.
User avatar
antmon
Posts: 130
Joined: 26. Nov 2009, 16:49

Re: Problemas com xfburn

Post by antmon »

Estes problemas são no pc que tenho no trabalho, em casa em principio não tenho esse problema. Tenho mais pc's em que posso gravar mas, foi só para dizer que gravei dois cd's e falhou a gravação.
Li no forum Arch que, bastava desmontar o drive que ele voltaria a ser reconhecido. Resultou. Não sabia que havia mais uma pasta na raiz, a pasta 'run'. Parece que o drive fica montado naquela pasta e quando se abre o xfburn ele não deteta o drive; ao desmontar e abrir novamente o xfburn, o drive é reconhecido. O problema é que o drive fica sempre montado. E tenho de voltar a desmontar. Vou instalar o Brasero.
|
/
-
\
|
Instalei o Brasero e parece que funciona mas, o Brasero tem um fundo preto e os botões a cinza, não parece nada bem.
Image
User avatar
mimosa
Salix Warrior
Posts: 3311
Joined: 25. May 2010, 17:02
Contact:

Re: Problemas com xfburn

Post by mimosa »

Posta por favor o output de:

Code: Select all

cat /etc/fstab
Enquanto brasero ... não era para ser assim, e acho que tem como mudar, mas não tenho certeza.

Muitos usuários tiveram problemas com Brasero, por isso que Salix mudou para Xfburn como o padrão. Mas não na aparência - não gravava direito, etc.

k3b é excelente (embora com uma interface um tiquinho complicada para meu olho) mas por ser um aplicativo KDE, traz consigo muitas dependências, e pode ser lento em hardware menos potente.

EDIT

Fiz uma consulta sobre a aparência de Brasero, eis a resposta:
he's using a gtk theme that only includes gtk+2
he needs to use a theme that includes gtk+3 too
like the clearlooks-phenix theme which is the default
User avatar
antmon
Posts: 130
Joined: 26. Nov 2009, 16:49

Re: Problemas com xfburn

Post by antmon »

Aqui está:

Code: Select all

/dev/sda5        swap             swap        defaults         0   0
/dev/sda1        /                ext4        defaults         1   1
/dev/sda6        /home            ext4        defaults         1   2
/dev/sdb1        /win             ntfs-3g     fmask=111,dmask=000 1   0
#/dev/cdrom      /mnt/cdrom       auto        noauto,owner,ro,comment=x-gvfs-show 0   0
/dev/fd0         /mnt/floppy      auto        noauto,users,rw,umask=00 0   0
devpts           /dev/pts         devpts      gid=5,mode=620   0   0
proc             /proc            proc        defaults         0   0
tmpfs            /dev/shm         tmpfs       defaults         0   0
Image
User avatar
mimosa
Salix Warrior
Posts: 3311
Joined: 25. May 2010, 17:02
Contact:

Re: Problemas com xfburn

Post by mimosa »

Hmm ... não estou vendo nenhum motivo no fstab porque ele ficaria montado. Não acontece aqui ... brasero está servindo para você?
User avatar
antmon
Posts: 130
Joined: 26. Nov 2009, 16:49

Re: Problemas com xfburn

Post by antmon »

Sim o brasero gravou o cd e não se queixou do drive. Só consegui fazer boot com ele não tive tempo para uma instalação.
No sony eu tinha instalado o 13.37 xfce, instalei o pacote do ratpoison, e ele ficou lento. E quando voltei ao xfce ele só tinha o panel sem mais nada. A instalação do ratpoison mexeu com o xfce, mas não me preocupa pois vou tentar o ratpoison 14, e verificar se o cd está mesmo bom.
Image
User avatar
mimosa
Salix Warrior
Posts: 3311
Joined: 25. May 2010, 17:02
Contact:

Re: Problemas com xfburn

Post by mimosa »

instalei o pacote do ratpoison, e ele ficou lento.
Não deveria. Você fez alguma coisa além de

Code: Select all

slapt-get -i ratposion
?

Você fez o que para (depois) utilizá-lo? Tem dois caminhos: xwmconfig, e gdm (o login manager que vem com xfce).

Mas a forma mais simples é instalar mesmo, como você pretende fazer. Boa sorte, e dá notícias!
User avatar
antmon
Posts: 130
Joined: 26. Nov 2009, 16:49

Re: Problemas com xfburn

Post by antmon »

Sim, foi isso que fiz para instalar o ratpoison. Espero que com o 14 não faça o mesmo. Depois de um reset o gdm nem arrancou, e depois quando fiz 'startx' então arrancou para o xfce bugado. Então quando saí fiz o xwmconfig para selecionar o ratpoison. Vou instalar o 14 e digo como correu.
Não sendo um developer, tens um conhecimento notável do Salix, PARABÉNS. 8-)
Image
User avatar
mimosa
Salix Warrior
Posts: 3311
Joined: 25. May 2010, 17:02
Contact:

Re: Problemas com xfburn

Post by mimosa »

Bom, o último passo seria configurar seu sistema para arrancer em runlevel 3, editando /etc/inittab

Code: Select all

# Default runlevel. (Do not set to 0 or 6)
id:3:initdefault:
ou seja, onde tinha 4 nessa linha, é para ter 3.

Na installação de 14.0, deve funcionar tudo sem nenhum ajuste.
Post Reply