Novo utilizador

Portuguese forum

Moderator: mimosa

Post Reply
sotnas
Posts: 2
Joined: 13. Feb 2015, 02:55

Novo utilizador

Post by sotnas »

Viva,

Sou utilizador de linux desde 2011, tendo-me iniciado com o "bom" do ubuntu. Como muita boa gente, depressa me fartei dos buntus e acabei nos braços do Debian e de outras distros baseadas no mesmo.

Desde há já bastante tempo, tenho instalado o Salix 14.0 numa máquina virtual. Não faço uso muito intensivo, mas vou actualizando e brincando um pouco com a distro. O glaspt é uma grande ajuda, para quem está habituado ao synaptic.

De há algum tempo a esta parte, tenho pensado em mudar para o Salix, em 2 pc's algo antigos, que cá tenho por casa. Um é um C2D t5500, 1.66ghz, com 1 Gb de ram; o outro é um netbook atom 1.66ghz, também com 1 gb de ram. Em ambos tenho as distros Debian/XSolyd (no C2D) e Crunchbang (atom). Numa das última actualizações do Debian, deu-me ecran negro, ao iniciar. Se no caso do Debian mesmo, acabei por resolver, sem saber bem como, ao iniciar o processo de cópia de tudo o que estava no disco, certo dia, o pc arrancou e entrou sem problemas, no caso do Crunchbang, ainda hoje não consigo entrar. Como alternativa, instalei o xubuntu, até decidir o que fazer.

Há, no entanto, algumas dúvidas quanto às diferenças entre aquilo a que estou habituado, no Debian, e o que posso encontrar no Salix/Slackware.

Pelo que percebi, pelo synaptic, tenho o problema das dependências resolvido. No Slackware é algo distinto. Isso significa que vou ter problemas, fatalmente, e ter que andar à procura de pacotes e resolver dependências "à mão"?

Dá para instalar xbmc, sem problemas?

Num processador atom, faz mais sentido instalar a versão 14.0 ou a 14.1? Qual será o limite previsível para ir fazendo upgrades para este processador?

A versão 14.0 será suportada, com actualizações, até quando?

Peço-vos desculpa pelas questões que podem ser próprias de um novato, mas é isso mesmo que eu sou.

Nuno
User avatar
mimosa
Salix Warrior
Posts: 3311
Joined: 25. May 2010, 17:02
Contact:

Re: Novo utilizador

Post by mimosa »

Ola Nuno!

Seja bem vindo!

Respondendo rapidinho a algumas das suas perguntas - pois, primeiro eu tenho uma: voce deu uma olhada no Salix Startup Guide, disponivel a partir da pagina principal? Nao tem versao portuguesa, mas com um ingles razoavel, da para entender.

Normalmente e aconselhavel instalar a versao mais recente. E improvavel que nao tenha mais o suporte preciso para um processador velho. Caso de problema, e facil demais instalar a versao mais antiga.

Enquanto o gerenciamento de pacotes, nao, normalmente nao precisa fazer na mao nao. Veja o Guia.

XBMC, nao sei lhe informar. Talvez com um certo trabalho; talvez seja impossivel. E so provando.

O forum anglofono e muito bom e as pessoas prestativas e competentes. Aqui infelizmente vem pouca gente; mas tem alguns, que e capaz deles comparecerem aqui para lhe parabenizar e eventualmente lhe ajudarem com algum problema que possa surgir.
User avatar
laprjns
Salix Warrior
Posts: 1105
Joined: 28. Aug 2009, 01:30
Location: Connecticut USA

Re: Novo utilizador

Post by laprjns »

sotnas wrote:Dá para instalar xbmc, sem problemas?
XBMC, agora conhecido como Kodi está disponível a partir SlackBuild e você pode construir e instalá-lo usando o instalador de pacotes Salix, spi.

Code: Select all

$ sudo spi -u
$ sudo spi -i kodi
Image
“Don’t you see that the whole aim of Newspeak is to narrow the range of thought?"
bobo
Douche bag
Posts: 77
Joined: 17. Feb 2015, 16:37
Location: Panama

Re: Novo utilizador

Post by bobo »

Escuta rapaz, nao tem miedo, seu hardware ta legal, instala salix 14.1 Fluxbox, opcao BASIC durante a instalacao, depois cambia o wm (manejador de janelas ) por JWM que ´pesa menos. Lee, lee o wiki varias veces. Eu venho do Debian
tamben . Perdoa o meu portuñol. :)
Desktop: Celeron - 2 GB RAM - HD 160 GB - Slackel/Salix - icewm/jwm - Grub
KISS: Keep It Simple, Stupid
hugok
Posts: 373
Joined: 7. Dec 2011, 22:44
Location: Portugal
Contact:

Re: Novo utilizador

Post by hugok »

Bem vindo sotnas

O Salix 14.1 Fluxbox poderá ser uma boa opção para pc's antigos como os que referiste aqui mas poderás experimentar a versão 14.1com o Xfce que certamente tb irá funcionar bem.
Para quem bem do Ubuntu ou Debian está habituado a ter "pouco" trabalho a instalar software... eu tb comecei com o Ubuntu em 2008 mas tb me fartei da facilidade dos "buntu's"!
Desde que experimentei o Salix e o Slackware que não quero outra coisa :D Gosto de simplicidade e estabilidade e já agora aprender como funciona o sistema operativo... o Slackware é a minha "distro" de eleição.
Se queres uma "distro" levezinha e baseada em Debian, uma vez que tás habituado ao "apt" experimenta o Q4OS.

http://q4os.org/

http://slint.fr/pt_PT/index.html
Hugo Carvalho
Portuguese translator

https://github.com/hugok79
sotnas
Posts: 2
Joined: 13. Feb 2015, 02:55

Re: Novo utilizador

Post by sotnas »

Obrigado a todos, pelo vosso contributo.

Tenho o Salix em máquina virtual mas, desde que me juntei aqui ao fórum, não tenho tido muito tempo para explorar, por questões de trabalho.

Este fim de semana vou "brincar" um pouco com o Salix.
Post Reply